Joanete (h

Joanete (hálux valgo)

O QUE É JOANETE:

O joanete é uma alteração anatômica caracterizada pelo desvio do dedão (hálux) em direção aos outros dedos e do primeiro metatarso (osso do pé) para dentro, criando uma proeminência no lado de dentro do pé.

O joanete/hálux valgo acomete mais a população feminina, porém também está presente no sexo masculino, sem idade definida para o aparecimento das alterações estruturais da articulação do dedão.

É um grande fator de limitações funcionais, como as atividades de vida diária, prática de atividades físicas e na contribuição para outras afecções do sistema músculo esquelético.

Devido a sua influência na biomecânica da marcha, o joante/hálux valgo altera o modo como o indivíduo caminha, seja por dor ou pelo desalinhamento da articulação, que intensifica o que chamamos de pronação (desvio da pisada para região medial).

A articulação do dedão é responsável pela maior estabilidade na pisada. Quando ocorre acentua o desalinhamento do dedão, como podemos observar no quadro abaixo, devido à evolução do joanete, acentua-se também a pronação, uma vez que o pé é a base de nosso corpo. Esta pronação irá influenciar nas articulações, como tornozelo, joelhos, quadril e coluna, levando ao aparecimento de outras afecções.

CIRURGIA DO JOANETE

O procedimento cirúrgico é algo invasivo é predispõe complicações. Existem várias técnicas para correção do joanete, como uso de pinos ou hastes. Este procedimento é doloroso principalmente no pós cirúrgico.

O procedimento realinha o dedão (hálux) com o osso do pé, onde o excesso de osso na parte medial do pé é cortado e os ossos são alinhados, costurando-se os tendões e tecidos da região ou, dependendo do caso, quebrando o osso do pé (metatarso) para fixar de forma alinhada.

Esse procedimento pode ter um pós-operatório muito demorado e doloroso. Normalmente, a pessoa deve ficar alguns dias sem andar e pode desenvolver outras dores nos pés, como fascite e metatarsalgia (dor na parte anterior dos pés).

Entretanto, uma vez que o joanete apresenta uma origem mecânica (pisada), se não houver a correção do mecanismo que levou ao surgimento dele, há uma grande chance de recidiva; Então, mesmo optando pelo tratamento cirúrgico, é elementar que se corrija a pisada para a não reincidiva do joanete.

9. Ilustração de uma opção cirúrgica para o joanete

LINKS EXTERNOS SOBRE JOANETE

  1. 1) Clínica Deckers | Ortopedia: Joanete (Hallux Valgus)
  2. 2) Clínica Movere | Ortopedia: Hálux Valgo (“Joanete”)
  3. 3) American College of Foot and Ankle Surgeons | Clincial Practice Guideline: Diagnosis and Treatment of First
  4. 4) Metatarsophalangeal Joint Disorders. Section 1: Hallux Valgus
  5. 5) American Orthopaedic Foot & Ankle Society | OrthopaedicsOne Articles: Hallux Valgus

Pés Sem Dor – Matriz

Alameda Ribeirão Preto, 130, 11º andar, sala 111, Bela Vista.