Sites Grátis no Comunidades.net
Palmilha ortop

Palmilha ortopédica

O que é palmilha ortopédica?

A palmilha é uma órtese constituída por um tipo particular de sola semi-rígida para ser inserida no calçado.

A palmilha serve para corrigir a distribuição do peso corporal durante a fase de apoio do pé e deve ser construída de modo a não causar dor no pé.

As órteses plantares podem:

  • Ser adaptadas de acordo com o apoio do pé;
  • Ser baseadas apenas no número de sapato;
  • Ser confeccionada de acordo com o peso e tamanho do pé.

O pé é uma estrutura muito complexa porque deve responder a diferentes tipos de forças de acordo com a situação em que o corpo se encontra: estática ou dinâmica.

A construção das palmilhas está evoluindo para:

  • Obter uma melhor correção anatômica da sola do pé;
  • Encontrar materiais para não ser doloroso.

A órtese é necessária para modificar toda a estrutura do pé, mudando a inclinação das articulações entre os ossos (calcâneo, talo, cuboide metatarsos, etc.).

É necessário que a palmilha tenha uma conformação apropriada seja para o pè chato como para os cavos.

O pé há duas palmilhas uma que vai do calcanhar ao dedo do pé (ântero- posterior) e outra que se origina do alluce e termina no quinto dedo (transversal).

Quando estamos em pè, vemos que a parte exterior do pé fica em contato com o chão, enquanto que a área interna fica levantada cerca de 5/10 mm.

Se o arco longitudinal do pé é muito baixo ou mesmo inexistente, é chamado de pé plano, existem quatro graus de pé plano de acordo com a gravidade da deformidade. Quando o paciente com pé cavo caminha, ele apoia apenas sobre o calcanhar e os metatarsos (antepé), mas não apoia o centro do pé.

Por que o médico prescreve uma palmilha ?

O pé deve apoiar o peso em maneira fisiológica em áreas que podem suportar a carga.

Caso contrário, o peso do corpo pode apoiar nos outros ossos e articulações que podem inflamar-se.

Um correto apoio do pé serve para segurar o tornozelo o mais vertical possível, para não forçar os músculos que precisam manter o equilíbrio. A órtese ortopédica é prescrita quando os pacientes sofrem de lesões nos pés, tais como:

Maneira de colocar a palmilha no sapato

Quantas vezes se apoia o pé no chão?

Durante o dia todos caminham, por isso se o pé é torto prejudica toda a postura do corpo, forçando algumas articulações e músculos para trabalhar mais.

É claro que o pé daqueles que trabalham em pé ou fazem esportes faz um trabalho excessivo.

Distribuição de peso inapropriada pode causar contraturas ou sobrecarga articular que causam mais desgaste em algumas partes das seguintes articulações:

  • Coluna;
  • Joelho;
  • Quadril;
  • Pescoço.

Portanto a dor na coluna pode ser causada ou agravada pela falta de suporte do arco plantar.

A palmilha é altamente recomendada para pessoas que têm calos e calosidades nos pés porque estes são causados por uma má distribuição de carga na sola do pé.

Para confirmar se o apoio é incorreto, controlar o consumo e o desgaste do sapato, especialmente se não é novo. Também devemos observar a postura do tornozelo para ver se ele é pronado ou supinado.

Com a correção da postura plantar, os calos tendem a desaparecer dentro de dois meses.

As órteses também podem ser usados para o tratamento de artrose causada por valgo ou varo porque se pode deslocar o peso para o interior ou para o exterior da articulação.

As crianças com uma idade de cerca de 4/5 anos de idade que sofrem de pés chatos têm a capacidade de estimular a correção do pé com uma órtese para não precisar de uma cirurgia a dez anos.

A órtese corrige a pronação do pé que é induzida por um retropé valgo que suporta o arco longitudinal do pé.

Quando o pé adquiriu uma postura correta, você pode parar de usar a palmilha.

A palmilha também é prescrita para quem tem problemas de circulação, com o retorno venoso difícil porque faz pressão uniforme em todas as partes do pé durante o apoio.

Com essa órtese que mantèm a postura correta durante várias horas por dia e reduz o endurecimento das panturrilhas, mas também aumenta o conforto de calçados de segurança.

O que è baropodometria computadorizada?

O peso do corpo é apoiado no chão através do pé, mas há algumas áreas que recebem mais carga do que outras.

Para realizar este exame, é necessário um computador ligado a uma plataforma eletrônica que é capaz de medir a pressão plantar exercida pelo corpo em cada ponto.

Este teste cria uma mapa que mostra a pisada.

As áreas em que tem mais pressão são de cor amarela/laranja, em vez disso onde você coloca menos peso são coloridas em azul no mapa.

Este exame pode ser feito em uma posição estática ou dinâmica andando ao longo de uma plataforma eletrônica.

Quando se executa uma baropodometria estando parado, o medico pede ao sujeito para manter seus olhos abertos e depois fechados para avaliar o equilíbrio.

Este exame é util para o fabricante de palmilhas ortopédicas para saber que tipo de correção a ser feita e fornece o “molde”.

A baropodometria é necessária só no caso da palmilhas personalizadas, enquanto não se executa para palmilhas pré-formadas de acordo com o tamanho do pé e o peso.

Quais são os efeitos de uma palmilha para quem usar?

A palmilha tem essas funções:

  • Ação corretiva para obter uma correta distribuição do peso no pé;
  • Analgésica, pois reduz a dor no caso de perturbações músculo-esqueléticas dos membros inferiores ou outras partes do corpo;
  • Biodinâmica, a palmilha transfere o peso do sujeito ao longo das linhas fisiológica do pé sobre o qual deve apoiar.

Eu tenho uma perna mais curta, tenho que colocar um calço no sapato?

Em caso de discrepância no comprimento da perna você tente não colocar um calço na perna mais curta porque muda toda a biomecânica do corpo, do pé para a coluna vertebral.

Se o sujeito está nesta situação por anos certamente desenvolveu compensação pelo músculo dos membros inferiores na parte de trás que permitem que ele permaneça torto, sem sofrer sintomas.

Um aumento poderia desencadear uma dor lombar que não tinha presente anteriormente.

É indispensável verificar se o comprimento dos membros inferiores é diferente ou em caso de rotação da pelve dando assim uma falsa dismetria dos membros inferiores.

Quais são as melhores órteses ?

Não há órteses melhores e piores, mas existem alguns que são facilmente toleráveis e outros nem tanto.

Na prática, usamos a palmilha activa que é pré-formada de polímero de resina, escolhido de acordo com o comprimento do pé e o peso do paciente.

Estes têm a vantagem de ser adequado para qualquer calçado do paciente e também pode ser usado em sapatos com saltos.

Nós todos sabemos que forçar uma mulher a usar apenas um único sapato (geralmente de ginástica) é difícil de aceitar e é complicado de pôr em prática.

Essa órtese tem a vantagem de poder ser inserida em qualquer tipo de calçado, além disso é facilmente removível.

Alguns tênis já tem uma palmilha inserida na sola, por exemplo Nike, mas se você quiser pode simplesmente remover a palmilha já inserida e colocar a que você compra na loja de saúde .

Como são usadas as órteses ?

No primeiro dia, a órtese deve ser usada por 3/4 horas por dia, em seguida, use uma hora a mais por dia até mantê-la sempre calçada.

As órteses que usamos podem ser lavadas com água e sabão.

As palmilhas devem ser utilizadas até mesmo por aqueles que fazem ciclismo porque o suporte de pés também é importante na bicicleta.

Um paciente me perguntou se deve usar a palmilha apenas durante a corrida, na verdade, se devem usar todos os dias.

Quanto tempo dura uma palmilha?

A duração da palmilha depende do uso que você faz, uma pessoa sedentária pode usar a mesma paumilha por 1,5 ou 2 anos, enquanto aqueles que praticam corrida (especialmente os corredores) devem mudar a órtese a cada ano.