Por que um eletricista deve usar botinas de seguran

Por que um eletricista deve usar botinas de segurança?

A utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigatória e fundamental para profissionais que lidam com riscos diariamente. Os eletricistas, por exemplo, trabalham diretamente com a instalação e manutenção de redes elétricas e, além de qualificação e supervisão, necessitam de cautela para não correr riscos. Os EPIs ajudam, justamente, a prevenir acidentes.

© Depositphotos.com / indigolotos Ao utilizar as botinas de segurança, o eletricista aumenta a resistência contra a passagem de corrente elétrica.

Além de proteger as mãos com luvas revestidas de borracha e a cabeça com capacetes revestidos, o profissional não pode se esquecer dos membros inferiores, utilizando sempre botinas de segurança com solado de borracha e sem componentes metálicos.

Estes calçados visam evitar ferimentos na região dos pés, e contêm isolamento contra choques elétricos. Ao utilizar as botinas de segurança, o eletricista aumenta a resistência contra a passagem de corrente elétrica, caso entre em contato com um circuito energizado. Assim, o profissional garante maior nível de segurança para realizar seu trabalho.

Vale ressaltar que as botinas de segurança não são um equipamento de proteção individual exclusivo para eletricistas, e diversos outros profissionais que exercem atividades que oferecem riscos também devem usar o dispositivo. Para cada tipo de trabalho, existem modelos diferentes e resistentes para proteger os pés: seja com biqueiras feitas de aço, com palmilhas antiperfurantes de aço, com resistência térmica, ao fogo, a óleos ou a produtos químicos.

Artigos Recentes

Categorias

Entre em Contato

Entre em contato com a Tuiuti e tire todas as suas dúvidas.

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades da Tuiuti

Cep 02047-000 Tel: [11] 2942-9988 / 2090-2988 Horário de funcionamento: Seg a Sex das 8:00 às 12:00 | 13:00 às 17:45